5 dicas para escrever posts de blog legíveis!

Ler de uma tela pode ser difícil. Se você deseja que seus leitores leiam sua postagem de blog inteira, você deve certificar-se de que sua postagem é fácil de ler. Posts que são agradáveis ​​e fáceis de ler resultarão em mais visitantes retornando e uma maior taxa de conversão. Nesta publicação, vou dar cinco dicas sobre como melhorar a legibilidade de seus artigos.

Para ajudá-lo a melhorar a legibilidade da sua postagem, o Yoast SEO agora oferece uma verificação de legibilidade ! Neste momento está totalmente disponível para inglês e alemão, e parcialmente disponível para todos os outros idiomas.

Concentre-se no seu público!

O conselho mais importante que eu lhe daria é garantir que seu texto não seja muito difícil para o público que você está escrevendo. Se você escrever sobre LEGO e se concentrar em crianças, seu texto deve ser fácil de ler. Mas, se o seu público é formado por cientistas com um doutorado, seu texto pode ser muito mais desafiante e ainda ser adequado. As cinco dicas que eu apresentarei a seguir devem ser vistas como regras gerais. Para algumas audiências, um texto poderia ser feito ainda mais simples, enquanto que para outras audiências, as regras serão um pouco estritas demais. Se você quiser mergulhar um pouco mais na arte do copywriting, verifique nosso curso de redação de SEO .

Dica 1: Limpar parágrafos

Certifique-se de escrever parágrafos claros. Para uma postagem no blog, recomendamos que você comece sempre seu parágrafo com a frase mais importante. Então explique ou elabore essa frase. Desta forma, um leitor poderá compreender o conteúdo mais relevante do seu artigo, apenas lendo as primeiras frases dos seus parágrafos. Verifique se os parágrafos não são muito longos (7 ou 8 frases já são bastante longas).

Dica 2: frases curtas

Tente escrever frases curtas. Frases curtas são mais fáceis de ler e entender do que frases longas. Acima disso, você terá menos probabilidades de cometer erros na gramática, pois suas frases são bastante curtas. Consideramos longas as frases com mais de 20 palavras. Tente limitar essas frases longas. Se você está escrevendo em inglês, verifique se você tem apenas algumas frases em uma postagem no blog com mais de 20 palavras. Todo idioma tem seus próprios limites. Além disso, certifique-se de que um parágrafo não contenha mais de uma frase longa.

Dica 3: Limite palavras difíceis

Limite o uso de palavras que são difíceis de ler. Lembre-se de que ler de uma tela é mais difícil para todos. As palavras que contêm quatro ou mais sílabas são consideradas difíceis de ler. Certifique-se de limitar o uso de palavras tão difíceis.

Claro, em alguns casos, a publicação do seu blog é apenas sobre algo que é difícil de explicar ou requer um vocabulário mais avançado. Apenas algumas semanas atrás, escrevi uma publicação sobre ilustrações . As ilustrações são uma palavra contendo quatro sílabas e, portanto, podem ser vistas como uma palavra difícil. Ainda assim, eu tive que usar essa palavra (e muitas vezes também). Nesses casos, certifique-se de que suas frases e parágrafos não são muito longos, e seus leitores ainda estarão bem!

Em uma nota lateral, a menos que você se concentre em um nicho de mercado, palavras difíceis geralmente fazem palavras-chave de foco menos úteis para uma página. No exemplo acima, “imagens” ou “visuais” podem ter sido uma escolha melhor. Tenha em mente que o mais importante é que sua palavra-chave de foco deve caber no assunto da publicação. A pesquisa de palavras-chave adequada proporcionará as alternativas corretas para uma palavra-chave de foco difícil.

Dica 4: use palavras de transição

Você pode fazer um texto muito mais legível usando palavras de transiçãoadequadas (ou palavras de sinal, a mesma coisa). As palavras de transição são palavras como ‘mais importante’, ‘porque’, ‘assim’, ou ‘além disso’. Eles dão direção aos seus leitores. Essas palavras dão um sinal de que algo está acontecendo: se você estiver resumindo, você usará primeiro, segundo e terceiro, etc. Se você quiser contrastar, você escreverá o mesmo, menos, antes, ou mesmo. Se você quiser concluir, você usará, portanto, conseqüentemente ou, portanto,.

Usar palavras de transição será como colocar cimento entre suas frases. A relação entre duas frases torna-se aparente pelo uso de palavras de transição. Os leitores entenderão seu conteúdo muito melhor se você fizer uso correto desses tipos de palavras.

Dica 5: Misture!

Para que um texto seja atraente para um leitor, ele deve ser muito variado. Isso significa que você deve tentar misturá-lo um pouco! Alternar parágrafos mais longos e orações com curtos e tentar usar sinônimos se você costuma usar uma palavra com muita frequência. Algumas pessoas usam a palavra “e” ou “muito” com muita frequência. Misturá-lo com ‘também’ ou ‘além disso’ poderia tornar um texto mais atraente e muito mais legível também.

Use Yoast SEO

Para ajudá-lo a escrever cópia legível, adicionamos uma verificação de legibilidade no Yoast SEO . Ele verifica o comprimento de suas frases e parágrafos e se você usa palavras ou subtítulos de transição. Além disso, ele avalia se você não usa a voz passiva muitas vezes. Além disso, calcula a pontuação Flesch Reading Ease, uma pontuação que indica a facilidade de compreensão do seu texto. Confira a pontuação de legibilidade deste texto:

Seleção de tela de verificação de legibilidade

Neste momento está totalmente disponível para inglês e alemão, e parcialmente disponível para todos os outros idiomas.

Otimize seu site para pesquisas e mídias sociais e mantenha otimizadocom o Yoast SEO Premium »Yoast SEO para WordPress pluginCompre o plug-in Yoast SEO Premium Info

Conclusão

Se você quiser que seus leitores leiam sua postagem de blog inteira, você deve se certificar de que seu texto é fácil de ler. Não faça um texto mais difícil do que o necessário. Evite frases longas e escreva parágrafos claros. Ferramentas como Grammarly e Hemingway  podem ajudá-lo a escrever um texto legível. E, se você usa o nosso plug-in Yoast SEO, você também receberá um controle de legibilidade em seu conteúdo. Dessa forma, você poderá verificar se o seu texto é SEO amigável e legível ao mesmo tempo!

Outra maneira de se certificar de que um texto é legível é escolhendo a tipografia certa. Você não deve usar uma fonte pequena e se certificar de que o espaçamento entre as linhas é suficientemente grande. Escreverei uma publicação sobre a tipografia em algumas semanas, então fique atento, ou leia nosso e-livro sobre a experiência do usuário enquanto isso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here